Mas daí vem a pergunta: como está minha postura dentro da empresa que atuo?
Suas atitudes e o feedback que você recebe em relação a elas, respondem esta questão.
Pessoas que falam muito alto, são descortês com os colegas, privilegiam sempre a si mesmo, dentre outros fatores, trazem ao colaborador e a empresa conseqüências danosas a sua credibilidade.
Outro dia estive num Banco, muito bem conceituado no Brasil, e o caixa nem sequer olhou para mim ao me atender e além de tudo, me passou informação errada. Por isso e por outros motivos mais graves deste banco, eu deixarei de ser cliente do mesmo.
Um outro exemplo a ser citado que também ocorreu numa empresa menor, um consultório médico, também fez com que eu e mais algumas pessoas que fiquei sabendo posteriormente ao que ocorreu comigo, foram tão destratados pela secretária que acabaram por procurar outro especialista da área. Será que o Gerente deste Banco e o Médico deste consultório sabem que seus funcionários estão dando uma péssima impressão aos seus negócios?
E estes funcionários sabem que estão manchando sua imagem profissional?
A postura incorreta destes colaboradores podem e vão abalar a imagem destas empresas.
A questão é que as pessoas não separam o colaborador da empresa, assumem tudo como um só e daí a preocupação em preparar estes profissionais, através do Marketing Pessoal.
Se você trabalha, seja onde for, lembre-se que dentro da empresa, você é a própria empresa. Isso geralmente é passado na contratação através de guias de Ética, de como proceder ou não. Você é ético são somente por manter o sigilo empresarial, mas também por manter a imagem sólida da empresa.
Aqui vão algumas dicas, bem simples, de como atuar no dia-a-dia e acredite, farão muita diferença na sua vida e na vida da empresa:
1. Seja simpático e educado com clientes e colegas, você só tem a ganhar e será reconhecido por isso.
2. Não masque chicletes durante os contatos presenciais, isto passa a impressão de desmazelo e falta de interesse.
3. Tente ajudar no que for possível, pelo menos TENTE, pois isso já garante uma boa impressão.
4. Escolha criteriosamente a vestimenta, imagine-se sendo atendido por alguém com a roupa que está agora. O que pensaria deste profissional?
5. Observe as normas e orientações empresariais e procure segui-los.
6. Atenda e trate as pessoas como gostaria que lhe tratassem.
By Marcela Geoli.