Skinpress Rss

segunda-feira, 9 de julho de 2012

A Importância das Logomarcas/Logotipos

Um dos serviços prestados pela Conffiance é a criação de logomarcas/logotipos para sua empresa.
Leia mais sobre o assunto:


Mas afinal o que é uma Logomarca e porque ela é tão importante?
Para dizer de forma bem simples é o desenho gráfico que remete a imagem empresarial. Através dela fica mais fácil fixar e associar a imagem da empresa.
Ela não dita o sucesso ou não de um empreendimento mas é de extrema importância para a imagem visual da empresa, ajudando na divulgação, pois pode ser inserida em diferentes meios.
Abaixo segue a história da Logo de duas conhecidas empresas:

Mercedes-Benz

Mercedes-Benz foi formada pela fusão de duas companhias de automóveis – DMG (Daimler-Motored-Gesellschaft, fundada por Gottlieb Daimler), e Benz & Cie, fundada por Karl Benz. Ambas as companhias eram semelhantes em seu mercado de atuação e estavam aproximadamente situadas geograficamente.
Foi após a I Guerra Mundial, quando a economia alemã estava destruída, que ambas as companhias decidiram através de um sindicato fundir-se em uma só em 1926, chamado-seDiamler-Benz.
Em 1902, o logotipo da Mercedes era nada mais do que o nome da empresa. No entanto, foi alterado para uma estrela de três pontas em 1909. A origem desta estrela veio de um postal por Diamler, onde ele tinha desenhado uma estrela de três pontas que representava “fazer veículos na terra, água e céu”.
Após 1926, um novo símbolo se tornou a imagem da Mercedes-Benz, onde os logotipos originais de ambas as empresas foram fundidos em um só. Ele combinava a estrela de três pontas da Mercedes e a coroa de louros da Benz.
Ao longo dos anos, o símbolo foi melhorado muito no design baseando-se na simplicidade. Ele foi reconhecido como um símbolo que representa luxo e carros topo de gama.

Nike

Nike provavelmente fez a melhor negociação entre todas as empresas, quando pediu a Caroline Davidson para desenhar o seu logotipo por apenas 35,00 dólares em 1971. A parte principal do logotipo não mudou com o tempo. No entanto, eu não entendo por que eles esperaram sete anos para perceber que o símbolo e o nome da empresa estavam confusos em sobreposição.
Como a marca ganhou reconhecimento, o nome da empresa foi retirado do logotipo, tornando o logo mais simples e memorável. A empresa tem diferentes variações no logotipo para seus vários departamentos, como skate, futebol, etc.