Leia mais sobre o assunto:
Mas afinal o que é
uma Logomarca e porque ela é tão importante?
Para dizer de
forma bem simples é o desenho gráfico que remete a imagem empresarial. Através dela fica mais fácil fixar e associar a imagem da empresa.
Ela não dita o sucesso ou não de um empreendimento mas é de extrema
importância para a imagem visual da empresa, ajudando na divulgação, pois pode ser inserida em
diferentes meios.
Abaixo segue a história da Logo de duas conhecidas empresas:
Mercedes-Benz
A Mercedes-Benz
foi formada pela fusão de duas companhias de automóveis – DMG (Daimler-Motored-Gesellschaft,
fundada por Gottlieb Daimler), e Benz & Cie,
fundada por Karl Benz. Ambas as companhias eram semelhantes em
seu mercado de atuação e estavam aproximadamente situadas geograficamente.
Foi após a I Guerra
Mundial, quando a economia alemã estava destruída, que ambas as companhias
decidiram através de um sindicato fundir-se em uma só em 1926, chamado-seDiamler-Benz.
Em 1902, o logotipo
da Mercedes era nada mais do que o nome da empresa. No entanto, foi
alterado para uma estrela de três pontas em 1909. A origem desta estrela veio
de um postal por Diamler, onde ele tinha desenhado uma estrela de três
pontas que representava “fazer veículos na terra, água e céu”.
Após 1926, um novo
símbolo se tornou a imagem da Mercedes-Benz, onde os logotipos
originais de ambas as empresas foram fundidos em um só. Ele combinava a estrela
de três pontas da Mercedes e a coroa de louros da Benz.
Ao longo dos anos, o
símbolo foi melhorado muito no design baseando-se na simplicidade. Ele foi
reconhecido como um símbolo que representa luxo e carros topo de gama.
Nike
A Nike
provavelmente fez a melhor negociação entre todas as empresas, quando pediu
a Caroline Davidson para desenhar o seu logotipo por apenas 35,00
dólares em 1971. A parte principal do logotipo não mudou com o
tempo. No entanto, eu não entendo por que eles esperaram sete anos para
perceber que o símbolo e o nome da empresa estavam confusos em sobreposição.
Como a marca ganhou
reconhecimento, o nome da empresa foi retirado do logotipo, tornando o logo
mais simples e memorável. A empresa tem diferentes variações no logotipo para
seus vários departamentos, como skate, futebol, etc.