Skinpress Rss

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O mais importante são as Pessoas.

Ontem fui a uma palestra do Administrador e escritor Max Gehringer, que atualmente apresenta no Fantástico o quadro “O Conciliador”.


Foi uma das melhores palestras que já fui principalmente por ter ouvido sobre as experiências que ele teve como Gestor de grandes empresas.

Em uma dessas histórias ele disse uma frase que vem a calhar com este blog: “Dentro das organizações, o mais importante são as pessoas.”

Se pararmos para refletir 20 segundos nesta colocação, veremos que é verdade, pois as pessoas é que movem grandes, médias e pequenas empresas.

Os empresários, diretores, gerentes em geral, acham que as pessoas precisam do emprego, que podem suportar humilhações por causa daquele vínculo empregatício. Porém se esquecem que são eles que estão fazendo “suas” empresas irem ou não para frente.

Um funcionário pode tratar mal um cliente, pois foi maltratado pelo chefe e já não está nem aí para o que vai lhe acontecer. Ou podem desrespeitar até mesmo um fornecedor.

Podem também falar tão mal desta empresa para outros, que se um dia a empresa precisar de contratar alguém para este lugar, simplesmente não vai achar um profissional qualificado o bastante.

Os colaboradores ou funcionários, depende de como a empresa opta por chamar seus contratados, deve ter em mente que as contratações também são investimentos da empresa.

Portanto, cuide desse investimento reconhecendo, motivando e pensando mais em como fazer com que o seu colaborador, se sinta tão bem quanto você se sente!


By Marcela Geoli.


Prestação de serviços: quantidade ou qualidade?

Você tem um salão de beleza e quer fazer 20 escovas e 20 cortes por dia: quantidade

Você tem um salão de beleza e faz 5 escovas, tira 2 sobrancelhas e 1 progressiva: qualidade

Você é médico e atende 35 pacientes por dia (cerca de 3 min por paciente): quantidade
Você é médico e atende em média de 7 a 8 pacientes por dia: qualidade

Você que é cliente, o que iria preferir: um atendimento rápido ou um atendimento mais demorado e mais bem feito?

Não quero dizer que o que é feito rápido é ruim, pois se fosse, não existiriam Fast – Foods.

Mas sim que quando a questão é prestação de serviços, a qualidade tem que ser prioritária.

Por ganharem por cliente, muitas vezes os prestadores de serviços buscam um maior número de pessoas, porém com um tempo escasso.

Já ocorreram casos de se esperar para ser atendimento por um médico cerca de 2 horas e ser atendido em 3 minutos. A receita é digitada e impressa e quando você questiona os motivos da enfermidade que apresentou, eles lhe entregam um papel pra ler ou falam para pesquisar na internet! E olha que nem estou falando do serviço público hein!

Enfim, para os ingressantes no mercado de trabalho, e para quem não está conseguindo fidelidade de seus “clientes”, vale a dica: qualidade em primeiro lugar!



By Marcela Geoli

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Atraso no atendimento.

Das diversas coisas que acontecem e que detestamos, uma delas é o atraso no atendimento.


Se o cliente tem hora marcada no dentista, no médico, cabeleireiro, manicure, enfim, em qualquer segmento que seja NECESSÁRIO agendar horário, cabe ao profissional cumprir isso.

Claro que existem imprevistos, e isto é normal. Mas caso ocorram, informe ao seu cliente que você irá atrasar no atendimento, para que ele sinta o quanto é importante para você. Ligue para o mesmo e avise-o, dando a ele a opção de outra data, talvez. Mas o importante é mostrar a ele, o quanto você se importa com aquele ocorrido e que irá tentar solucionar o problema. Caso não seja possível ligar e avisar antes, peça desculpas ao recepcioná-lo, mas não finja que nada aconteceu.

Lembre-se que o Marketing Boca-a-Boca ainda é muito eficaz para divulgação ou negação dos seus serviços, ou seja, da SUA MARCA!

By Marcela Geoli

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Preciso de uma informação!!!!!

Já aconteceu de você ligar em alguma empresa, prestadora de serviços e questionar algo e o atendente não saber responder?


Pois é, quer algo mais bagunçado do que isto? Se um funcionário da empresa não sabe responder algo que a empresa vende, quem mais vai saber?

Atualmente o foco é tão direcionado no lucro que as pessoas ficam em segundo, terceiro, quarto plano. E isso tanto para os funcionários quanto para os clientes.

Se a empresa quer vender algo, seja uma roupa, um sapato ou um serviço, tem que primeiro treinar seu pessoal para que a informação flua de forma que todos os envolvidos e interessados saibam a respeito.

Portanto, aqui vão dois conselhos:

1-Aos empresários: busquem sempre treinar o seu pessoal e a manter a equipe informada e atualizada de tudo o que ocorre na empresa e que irá interessar ao cliente. Passem atualizações semanais para inteirar o pessoal das novidades ocorridas.

2- Aos funcionários: caso a empresa não seja daquelas que facilitem a informação, busquem isso dentro da mesma. Ao ser questionado por um cliente e não saber a resposta, não o deixe aguardando na linha. Pegue seu contato, se informe detalhadamente do que foi questionado e lhe dê um retorno breve.

A informação e a não informação ajudam, também, a definir a imagem empresarial.

By Marcela Geoli.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Vendedores "amigos".

Já viu aqueles vendedores que entram em contato com sua empresa e falam com você pela 1ª vez numa intimidade incrível, que até irritam? Chamam seu nome pelo diminutivo (Paulinha, Aninha, Fernandinha) e te questionam coisas, como se eles tivessem contato com você há anos.


Se você fosse dono da sua empresa, contrataria o serviço e/ou produto de um vendedor assim?

Você é um vendedor assim? E acredita que as pessoas lhe acham agradável?

A intimidade e proximidade entre um fornecedor-empresa, acontece através da qualidade do serviço prestado, da atenção, da pontualidade na prestação dos serviços. Com o tempo as pessoas vão se tornando mais próximas, e podem até chegar a um grau de intimidade mais estreito.

No ambiente de trabalho as atitudes devem ser profissionais, pois atitudes íntimas num primeiro ou até em um décimo contato, não vão deixar uma boa impressão da empresa onde estes “vendedores”, atuam.


By Marcela Geoli.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seicho-No-Ie sobre a Alegria!

Mensagem que tem tudo a ver com a Auto-estima e o Marketing Pessoal!!!!

QUEM MOSTRA FISIONOMIA ALEGRE, ESPALHA AS SEMENTES DA FELICIDADE.

Vendedores com fisionomia alegre e agradável atraem muitos clientes. Por isso, para balconistas de lojas são escolhidas jovens alegres e graciosas. Quem não transmite impressão agradável não consegue a colaboração dos outros. Transmitir impressão agradável é, por si, prestar bom serviço aos outros e ser útil para o mundo.


Livro: Mensagens de Luz

By Seicho-No-Ie do Brasil


Mais imagens que trazem alegria!!!!! Aproveitem e fiquem Alegres!!!!










 
By Marcela Geoli.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Enquanto isso, nas agências bancárias......

Você se lembra antigamente quando os bancos eram o principal ponto de referência de lugares onde as pessoas eram educadas, se vestiam impecavelmente e tinham comportamentos sérios? Não generalizando, é claro que não, mas será que hoje em dia esse padrão comportamental permanece?


Outro dia estava esperando ser atendida por um Gerente de Contas em um Banco de caráter internacional, no qual acabei tento que ir embora, pela falta de atendimento. Esta pessoa estava auxiliando uma outra pessoa que carinhosamente o chamava por “xuxu”, em alto e bom tom, para qualquer cliente que estivesse na agencia pudesse ouvir. XUXU???????

Não por ser um banco, mas numa empresa, onde é feito atendimento a outras pessoas, acredito que esses “apelidinhos” são bem impróprios e deveriam ficar para uma situação mais própria, como um happy-hour no final do dia, por exemplo.

O conceito que está, infelizmente, se esvaindo nos dias atuais, é de que na empresa em que se atua certas brincadeiras, chamamentos e comportamentos, podem não ser bem vistos aos olhos clientes e também dos colegas. E qual a imagem que irá ficar danificada?

Dentro da empresa, ainda mais um banco que lida com todos os tipos de pessoas e de classes sociais, a formalidade ainda é a melhor opção.



By Marcela Geoli

sexta-feira, 29 de abril de 2011

A sua Confiança!

Hoje você acorda inspirado, veste uma roupa bonita, se perfuma, se for mulher, se maqueia, se for homem, se barbeia e saí para trabalhar.

As pessoas te elogiam, falam que você está bonita (o), que está chic, e quando você vê, está se sentindo bem, fazendo as coisas de uma forma mais leve, está mais confiante.

Por si só, você está elevando o seu Marketing Pessoal.

Não que isso vai ocorrer todos os dias, porque nenhum dia é igual ao outro. Mas a confiança para que as coisas aconteçam, surge de nós mesmos.

Por isso, eu sempre digo e faço também: acordou desanimado, descrente da vida, desmotivado, se arrume como se fosse para uma festa. Faça algo bom por si mesmo, e a sua auto-confiança, que atrai coisas boas pra você, irá aumentar inacreditavelmente.

Esta é uma dica da Conffiance para você se sentir mellhor.



By Marcela Geoli


quinta-feira, 24 de março de 2011

Pequenos detalhes fazem a diferença na sua imagem.

1. Você foi a um consultório médico e a secretária estava com os cabelos desalinhados e a unha mal feita

2. Você foi atendido por um contador que estava com a camisa aberta até no meio do abdômen

3. Seu dentista anda com a barba por fazer e com os sapatos sujos.

O que você pensaria destas pessoas ou das empresas em que elas atuam?

Já ouviu a expressão “ Dress to Impress”? Ela significa “Vista-se para ser visto”, ou seja, se quer ser bem visto e bem conceituado à primeira vista, vista-se bem.

Porém o vestir inclui um aparato de pequenas coisas, como uma barba bem feita, roupas discretas, maquiagem suave, esmaltes discretos, enfim, estar bem vestido significa estar de acordo com o que você faz.

Lady Gaga é uma cantora super extravagante. Mas ela é uma Pop Star, seu trabalho é chamar a atenção do público.

A primeira dama dos EUA Michelle Obama, se veste como uma 1ª dama e também se comporta como tal.

Observe na sua empresa, se seu chefe, seus colegas e você se vestem de acordo com a profissão que efetuam.

Já mencionei anteriormente na matéria “Seu local de trabalho pode redefinir a sua imagem”, que muitas vezes o ambiente influencia no seu estilo de ser, mas velhos e bons hábitos são primordiais em qualquer situação.


Mulheres: se o seu cabelo não está visualmente bom hoje para deixar solto, opte por um rabo de cavalo ou até mesmo uma trança. Alguns coques que fazemos durante o dia, acabam deixando uma impressão de desmazelo. Perfumes muito fortes também não são de bom gosto e unhas decoradas ficam melhor para serem usadas numa festa no fim de semana, ou para adolescentes.









Homens: procurem sempre manter a barba feita, a menos que usem barba, e evitem usar camisas abertas até o começo do abdômen, principalmente no trabalho.




Enfim, a questão não é ditar regras do que fazer ou não, mas sim que os profissionais reflitam: Se eu fosse meu cliente, o que eu pensaria se me visse vestido assim?



By Marcela Geoli


sexta-feira, 18 de março de 2011

A postura e imagem de sua empresa são as mesmas que as suas!

No mundo dos negócios, dos grandes empreendimentos, as atitudes são fatores que podem fazer a diferença. Na competitividade atual, simples condutas dos colaboradores da empresa resultam em um parecer favorável ou não ao cliente.



Mas daí vem a pergunta: como está minha postura dentro da empresa que atuo?


Suas atitudes e o feedback que você recebe em relação a elas, respondem esta questão.


Pessoas que falam muito alto, são descortês com os colegas, privilegiam sempre a si mesmo, dentre outros fatores, trazem ao colaborador e a empresa conseqüências danosas a sua credibilidade.


Outro dia estive num Banco, muito bem conceituado no Brasil, e o caixa nem sequer olhou para mim ao me atender e além de tudo, me passou informação errada. Por isso e por outros motivos mais graves deste banco, eu deixarei de ser cliente do mesmo.


Um outro exemplo a ser citado que também ocorreu numa empresa menor, um consultório médico, também fez com que eu e mais algumas pessoas que fiquei sabendo posteriormente ao que ocorreu comigo, foram tão destratados pela secretária que acabaram por procurar outro especialista da área. Será que o Gerente deste Banco e o Médico deste consultório sabem que seus funcionários estão dando uma péssima impressão aos seus negócios?


E estes funcionários sabem que estão manchando sua imagem profissional?


A postura incorreta destes colaboradores podem e vão abalar a imagem destas empresas.


A questão é que as pessoas não separam o colaborador da empresa, assumem tudo como um só e daí a preocupação em preparar estes profissionais, através do Marketing Pessoal.


Se você trabalha, seja onde for, lembre-se que dentro da empresa, você é a própria empresa. Isso geralmente é passado na contratação através de guias de Ética, de como proceder ou não. Você é ético são somente por manter o sigilo empresarial, mas também por manter a imagem sólida da empresa.


Aqui vão algumas dicas, bem simples, de como atuar no dia-a-dia e acredite, farão muita diferença na sua vida e na vida da empresa:
1. Seja simpático e educado com clientes e colegas, você só tem a ganhar e será reconhecido por isso.


2. Não masque chicletes durante os contatos presenciais, isto passa a impressão de desmazelo e falta de interesse.


3. Tente ajudar no que for possível, pelo menos TENTE, pois isso já garante uma boa impressão.


4. Escolha criteriosamente a vestimenta, imagine-se sendo atendido por alguém com a roupa que está agora. O que pensaria deste profissional?


5. Observe as normas e orientações empresariais e procure segui-los.


6. Atenda e trate as pessoas como gostaria que lhe tratassem.


By Marcela Geoli.



sexta-feira, 4 de março de 2011

Seu local de trabalho pode redefinir a sua imagem.

Todo profissional que se preze tem um estilo em se vestir. Há aqueles que são mais casuais outros mais básicos, clássicos, enfim, inúmeros gêneros.


Porém vocês já perceberam que seu estilo pode estar ameaçado pela empresa que você trabalha?
Bem, isto pode ser bom ou ruim. Vamos analisar alguns fatores.

Se você tem um estilo básico (jeans, camiseta, tênis, sapatilhas,etc) e começa a trabalhar em um Banco, onde o estilo clássico prevalece, obviamente terá que ocorrer uma adaptação nesse sentindo, uma vez que todo funcionário é a CARA da empresa.

Cabem as empresas também, estipularem e até projetarem um tipo de uniforme padrão, que condiz com o segmento que atua, pois desta forma, os funcionários estarão adequados e enquadrados no estilo empresarial.

Vale ressaltar a todos que exageros nunca pegam bem, como decotes, roupas muito justas, saltos muito altos e finos, ou então, tênis (com exceção do sapatênis), coturnos, camisetas de propagandas, enfim, esses tipos de vestuários que devemos adequar a situações na nossa vida pessoal.

É sempre importante observar as pessoas que trabalham ao seu redor, pois elas te dirão que estilo tem a empresa. No entanto, a menos que seja uma exigência, não mude o que você é, mas sim Adapte-se!



By Marcela Geoli

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Você no 1º dia do novo emprego.

Todo profissional que tenha tido mais de uma experiência profissional já enfrentou o temido 1º dia no novo emprego.


O candidato ao ser aprovado na entrevista sente a necessidade de causar uma boa impressão tanto no conhecimento que vem agregar à empresa quanto a sua imagem física.

Uma coisa importante a se pensar neste momento, é que uma vez que o candidato foi selecionado, ele atingiu os objetivos iniciais da empresa, ou seja, é o perfil procurado com as atribuições desejadas pelo empresário. Portanto, além do nervosismo habitual, por estar enfrentando uma nova situação, o candidato tem ter muita confiança em si mesmo.

Algumas dicas para quem está começando em um novo emprego:

• Seja atencioso e procure anotar tudo o que lhe for ensinado.

• Vista roupas discretas e de bom gosto, trajes básicos como a camisa branca e a calça jeans nunca falham.

• Fale o essencial e evite maus comentários a respeito de seu antigo trabalho.

• Peça ajuda se não entender algo.

• Evite erros, caso os cometa, anote o que fez errado e aprenda o que não fazer.

• Seja educado com os novos colegas. O entrosamento ocorre naturalmente, não procure se aproximar das pessoas só para parecer “legal”.

• Não minta, dizendo que sabe algo. Caso não saiba, demonstre que está disposto a aprender.

• Seja sempre você mesmo.


By Marcela Geoli